Caso você pertença, em algum grau, a tribo dos alternativos, você já deu seu show na Rua Mamede Simões – bairro de Santo Amaro, região central do Recife.

Pois é, a dica da hora vem de lá.

Acaba de abrir o Vraja Vegan, restaurante pertencente a Sarvesvary (a mãe) e Vrajesvary (a filha).

O Vraja funciona na casa das duas e por enquanto dispõe, apenas, de 9 lugares – mas há entrega em domicílio, sem taxa, para os povoados da Boa Vista e Santo Amaro.

Apesar de recém-nascida, a comedoria tem raízes antigas e profundas e é aí que mora o segredo do tempero e de tudo o mais.

Sarvesvary pertence, há 33 anos, ao Movimento de Hare Krishna (que não tolera o consumo de proteína animal) e faz 25 que é Brahmani, ou seja, enquanto cozinheira, está habilitada a cozinhar no e para o templo.

Mais: ela já teve restaurantes em Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro. No Recife, implantou o cardápio vegetariano do Bar Central.

É ou não é um luxo?

‘A ideia é juntar sabor e saúde e os vários sotaques que tenho: o indiano, o nordestino e o brasileiro’, diz a Brahmani.

Na conversa que tivemos, percebi que a gastronomia do Vraja alinha-se mais ao clássico bem feito. Embora não dispense originalidades, caminha frequentemente no testado e aprovado pelo tempo.

Também percebi que os experimentos e adaptações, fluem mais através de Vrajesvary, que só tem 24 anos e que há 7 abraçou profissionalmente a gastronomia, embora respire especiarias desde menina.

‘Eu sou cozinheira diversificada dentro da linha vegetariana. Gosto de pesquisar texturas, sabores e fazer versões vegetarianas de pratos que utilizam a proteína animal no preparo’, diz ela.

Fui a abertura do Vraja, na segunda-feira, dia 1º de abril – adoro afoitezas!

Meu prato: kofta (almôndegas de legumes) ao molho de tomate caseiro, samosa (pastel indiano com ricota e cenoura), arroz integral (com gersal suave), salada crua e dhall de grão de bico (o gengibre e curry estavam na medida exata). Para beber, suco de hibisco com limão (bem refrescante).

Tudo por R$25,00. Presencialmente, o suco é cortesia.

 Por fim,       

as garotas oferecem 1 prato por dia. Fique de olho no @vrajavegan (ainda beeem iniciante), contudo sei que vai rolar moqueca vegana, arrumadinho de carne de jaca, feijoada, yakssoba e por aí vai.

Pelo o WhatsApp (81) 7115.5221 informa-se, diariamente, a opção de almoço.

Horário de funcionamento? De segunda a sexta-feira, das 12h às 15h.

Endereço? Edifício Alfa, nº 115, apto. 201, Santo Amaro, Recife – em frente ao Bar Central.  

Imagens: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dez =