Era uma vez uma dupla de artistas apaixonados pelo teatro.

Ela, atriz, produtora e jornalista. Ele, ator, diretor, produtor e dramaturgo.

Juntos, decidiram investir no sonho de criar um festival dedicado exclusivamente para o público da infância e juventude, com espetáculos profissionais que estimulassem o gosto pela arte e a imaginação e onde os profissionais das artes também pudessem experimentar e refletir sobre o fazer teatral para espectadores tão especiais.

O sonho tomou forma e transformou-se numa jornada que completa 19 anos, cheia de aventura e muita emoção. A cada ano, Edivane Bactista e Ruy Aguiar, da Métron Produções, junto aos artistas, técnicos e grupos teatrais parceiros, escrevem um novo capítulo dessa história chamada Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco.

Com o tema Brincadeira para Todo Mundo, a edição 2023 estreia neste sábado, 1º de julho, um dia após o fim das festividades juninas e início das esperadas férias julinas, e segue até o dia 30.

A solenidade de abertura oficial será antes da apresentação do espetáculo O Pequeno Príncipe, da Cênicas Cia de Repertório, no Teatro de Santa Isabel, às 16h30.

No mesmo horário, será apresentado no Teatro do Parque o musical A Cigarra e a Formiga, da Roberto Costa Produções.

Serão 36 apresentações no total, 8 das quais com recursos de acessibilidade para pessoas surdas (Libras), de 18 companhias do Recife, Olinda, Paulista e Arcoverde. Sempre aos finais de semana, às 16h ou 16h30, nos palcos do Santa Isabel, Barreto Júnior, Luiz Mendonça e Teatro do Parque.

Uma maratona de histórias para crianças de todas as idades com muita aventura, imaginação, diversão, cultura, música, palhaçaria, fantasia, numa programação que contempla produções autorais e clássicos universais adaptados para o Teatro.

Os ingressos estão à venda no Sympla. O link pode ser acessado pelo site do Festival https://www.teatroparacrianca.com.br.

Crianças a partir de 2 anos, autista e acompanhante, estudantes, professores, doadores regulares de sangue ou de medula óssea e idosos pagam meia-entrada.

Além disso, todos os teatros e locais onde serão realizadas as apresentações possuem acessibilidade física de acordo com o padrão estabelecido pela ABNT NBR 9050.

O 19º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco conta com apoio do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife, CAIXA e Governo Federal.

In Memoriam

O FTCPE homenageia a bonequeira Fátima Caio, que encantou-se em março deste ano.  Artista negra nascida em São Paulo, Fátima Caio desenvolveu sua trajetória no Recife.

Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, encontrou na arte e nos bonecos, os aliados no trabalho que executou no serviço público de saúde do Estado.

Atuou por 35 anos no Mão Molenga Teatro de Bonecos, sendo uma das fundadoras do grupo, em 1987, ao lado do seu irmão, o ator e bonequeiro Fábio Caio e dos multiartistas Carla Denise e Marcondes Lima, quando deu corpo e alma para inúmeras figuras em espetáculos como Babau, O Fio Mágico e a série audiovisual com 30 episódios, 500 Anos do Brasil.

Formação

Fiel à proposta inicial de promover a reflexão sobre a produção teatral para crianças, o Festival abriga dentro da programação o Colóquio do Teatro para Infância e Juventude, que em sua 10ª edição, oferece duas oficinas e duas palestras gratuitas direcionados aos artistas e espectadores, entre crianças e adultos, nos turnos da tarde e da noite, na CAIXA.

Ação Social

A produção do 19º FTCPE também organizou um momento especial para crianças assistidas por entidades filantrópicas, que atuam nas comunidades do Pina. Vai ser na tarde de domingo, 23 de julho, no Teatro Barreto Júnior. Será publicado um link relâmpago pelo Sympla, com ingressos gratuitos para que o público possa participar da tarde festiva.

Curadoria  

A eleição do tema deste ano, Brincadeira para Todo Mundo foi escolha da equipe curatorial formada por Marcondes Lima, Ruy Aguiar e Williams Sant’Anna, que tem inspiração nos ensinamentos deixados pelo diretor e professor pernambucano Marco Camarotti, referência no Teatro para a Infância e Juventude no Brasil.

“Camarotti participou intensamente na criação do Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco e está presente com seu espírito brincante em toda nossa trajetória como Curadores do Festival. Uma das suas principais recomendações, como um eterno e querido Professor, era aconselhar a todos os seus alunos e ouvintes com sua máxima: Nunca deixe de ser Criança”, destacam os curadores.

Serviço

O Pequeno Príncipe – Cênicas Cia de Repertório, Recife

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife

Dia/hora: sábado (1º) com intérprete de Libras e domingo (2), às 16h30

A Cigarra e a Formiga – Roberto Costa Produções, Paulista

Local: Teatro do Parque, Rua do Hospício, 81, Boa Vista, Recife

Dias/hora: sábado (1º) e domingo (2). A sessão do dia 2, terá intérprete de Libras, às 16h30.

Ingressos: R$60,00 e R$30,00

Venda de Ingressos: www.sympla.com e na bilheteria do teatro (sujeito à lotação)

Mais informações: http://www.teatroparacrianca.com.br, WhatsApp: (81) 98859.0777

Ana Nogueira é atriz, jornalista pela UNICAP, arte-educadora pela UFPE e produtora cultural.

A foto em destaque (A Cigarra e a Formiga) é de Manu Ferrão.

Foto2: divulgação.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − treze =