Marly Queiroz, Camila Bandeira, Bruno Albertim e Isabela Cunha partiram, juntos, numa viagem de mergulho pelos interiores de Pernambuco.

Foram beber das águas de força das artesãs, artesãos e entornos; gente simples que é ouro de mina – talentos que foram entrevistados nos seus espaços de trabalho, nas suas cidades de origem.

Disso trata o projeto Várias mãos uma cultura: retratos da Arte Popular Pernambucana.

Neste primeiro momento, nesta primeira edição, a pesquisa gerou 5 livros digitais – publicações que contam as histórias, de vida e de ofício, de 5 mestres e mestras: Nicola, J. Borges, Cida Lima, Marcos de Sertânia e Maria da Cruz.

Anota: o lançamento, com exposição sobre, será às 18h desta quinta-feira, 11 de abril de 2024, no Shopping Recife. Ficará em cartaz até 30/4.

Nicola. Deslumbrante.
J. Borges, o mestre.

Aspas

‘Os livros aqui lançados e que dão origem a esta exposição foram criados em um ambiente de afeto e de respeito. Transbordam emoção pelas experiências que vivenciamos. Fomos acolhidos pelos artesãos e envolvidos pelo seu carinho e amor’, diz Marly Queiroz, que idealizou o movimento e assina a curadoria.

‘Alguns exemplares, em formato de caixa com os 5 volumes, serão produzidos em formato físico e entregues gratuitamente aos artistas e pessoas ligadas diretamente à cadeia de produção da arte popular pernambucana. São livros que trazem desde as lembranças da infância até os desafios e conquistas enfrentados ao longo do caminho. Cada história é um testemunho da força transformadora da arte e da cultura. Com a exposição, o público poderá ver de perto o universo artístico retratado nos livros, ter contato direto com esse universo precioso que trazemos nos livros’, completa.

O exército (pacífico) de cabeças de Cida Lima.
Galgue a elegância de Marcos de Sertânia.

PS: para acessar os livros, é só baixar os conteúdos através de QR Codes no ambiente expográfico – e através do site da Revista Algo Mais (https://algomais.com/varias-maos/).

Porque uma andorinha só não faz verão: é incentivado pelo Funcultura-PE.

Ficha técnica

Idealização e Curadoria: Marly Queiroz

Produção Executiva: Camila Bandeira e Júlia Almeida – Proa Cultural

Textos: Bruno Albertim

Audiodescrição: Liliana Tavares – Com Acessibilidade

Fotografia: Isabela Cunha

Projeto Gráfico: Luciana Calheiros e Aurélio Velho – Zoludesign

Tratamento de Imagem: Aurélio Velho – Zoludesign

Fotografia em destaque: Maria da Cruz. Todos os registros: Isabela Cunha.

Edgard HomemAuthor posts

Edgard Homem

Por aqui transitam a arte e a cultura, o social – porque é imprescindível dar uma pinta de vez em quando, as viagens, a gastronomia e etc. e tal.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 14 =